segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Theatro José de Alencar homenageia Burle Marx

No centenário de nascimento de Burle Marx, o TJA realizou visita guiada ao jardim projetado pelo paisagistaO consagrado paisagista Roberto Burle Marx, que deixou um grande legado para o paisagismo nacional, foi homenageado na programação deste domingo do Theatro José de Alencar.

No jardim criado por Burle Marx, em 1970, Alba Alves e Vilani Moreira guiaram os visitantes num percurso, a partir das 16 horas, pelas belas espécies da flora nativa que embelezam aquele espaço do Teatro.Apaixonada pela obra de Burle Marx, Vilani Moreira repassou informações sobre as plantas do jardim e, através de livros expostos, os visitantes conheceram o trabalho do paisagista premiado internacionalmente.

Desde a última intervenção de Burle Marx, em 1991, o jardim do TJA foi contemplado com árvores da flora nativa como Jucás e pau-ferro. Recentemente, as plantas receberam uma podação, supervisionada pelo paisagista cearense Ricardo Marinho.

A cascata verde de Tumbergie Azul que cobre uma parede do fundo é o grande destaque do jardim. Espécies nativas e plantas decorativas compõem, também, o belo jardim. Entre elas, Pau-Brasil, Otis, Jucás, Palmeiras de Vidji, Pandamus (língua de sogra), Jasmim manga, Mussaenda, Ipezinho Crimus.

No Ceará, Burle Marx deixou sua marca em vários projetos, viabilizados com a colaboração de Ricardo Marinho, que teve Marx como mentor. Além do jardim do TJA, Marx fez projetos para residências e prédios públicos, como a Receita Federal, Vicunha Nordeste, além do Banco do Nordeste, Centro Empresarial Clóvis Rolim.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: