sábado, 1 de agosto de 2009

Um artigo sobre "Fortaleza suja"

Em seu artigo publicado no O POVO deste sábado, o jornalista Themístocles de Castro e Silva toca numa ferida da gestão atual: apesar dos esforços, não consegue fazer a cidade ficar bela como promete seu slogan. Culpa de quem? Só do gestor ou da gente? Confira o artigo:

“Pode ser que eu me engane, mas não acredito que exista, no País, alguma administração parecida com esta de Fortaleza. Nunca um slogan contrariou tanto o sentido de sua criação. Com a prefeita Luiziane Lins, Fortaleza nunca foi bela, mas, ao contrário, transformpu-se em Fortaleza suja. E o mais grave é que ainda gasta dinheiro do contribuinte para justificar o “bela” com meia dúzia de operários lavando as imediações do São Luiz, na estréia do filme sobre “Che” Guevara, ídolo da Prefeita.

Quem acompanha a atual administração municipal não pode calar diante de tanto deboche e de tanto desrespeito à opinião pública. Essa “Fortaleza bela” deve ser arquivada para sempre, pois lembra talvez a fase de maior calamidade da administração de uma capital.

Quero dar apenas um exemplo. Vá o leitor pela rua Tenente Benévolo, no sentido leste-oeste, e dobre à esquerda na rua Gonçalves Ledo, para chegar ao Mercado dos Pinhões. Ali, no coração da cidade, está o retrato de uma capital sem prefeito, sem fiscalização, sem nada. Avaliem como estão os bairros.

Duvido que algum turista ou não, passando por quase meio quarteirão de imundice, com fogão de lenha aceso, cama e pedaços de poltronas no chão entre vários montes de lixo, diga que há prefeito ou prefeita em Fortaleza.

Chego até a admitir que dona Luizianne não conhece o que estou revelando, embora seja assídua ao “show” que se realiza às sextas,no antigo mercado, com o excelente regional do programa Augusto Borges.

Fortaleza está pagando pela falta de cultura da maioria de sua população, que se deixa levar pela demagogia barata, votando em função da propaganda enganosa que leva o povo a ter suas dúvidas sobre as vantagens da democracia. Duvido que, na “ditadura” de que tanto falam, alguma capital tenha sofrido o que sofre Fortaleza, sob todo e qualquer aspecto.

THEMÍSTOCLES DE CASTRO E SILVAJornalista e advogado

Nenhum comentário: