quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Estaleiro do Mucuripe em questão


A implantação de um estaleiro para construção de navios de grande porte na Praia do Titanzinho, no Serviluz, na enseada Mucuripe, pode pôr terra o Projeto Orla Titanzinho, da Prefeitura de Fortaleza, que prevê a requalificação da área, construção à beira-mar de um polo de lazer e reestruturação do Farol "Velho", em novo ponto turístico da cidade. É o que afirmou ontem o Presidente da Companhia Docas do Ceará, Sérgio Novais, para quem a proposta de instalação de um estaleiro na área irá encontrar grandes resistências de vários setores e comunidades do Serviluz e adjacências. Segundo Novais, o Projeto Orla do Titanzinho prevê a transferência de cerca de 500 habitações, das cerca de 5.000 que formam o bairro, para local próximo, como forma de transformar a faixa de praia e a área à beira-mar em um grande polo de lazer. Conforme disse, "o Projeto Orla já foi negociado com a própria comunidade", que teria aceitado a proposta.


Além da reação da comunidade, de surfistas da área e de ambientalistas, Novais disse que ainda não há licenças ambientais para a implantação do empreendimento. Ele alerta que para a instalação do estaleiro, os molhes ou espigões de pedra, hoje existentes, teriam que ser prolongados mar adentro e outros construídos, como forma de abrigar o empreendimento da ação da maré.


Para ele, a melhor alternativa social e econômica para a enseada do Mucuripe seria o Turismo, atividade que, segundo avalia, poderia gerar facilmente os 1.200 empregos anunciados pela ADECE, como uma das justificativas para ocupação do local por um estaleiro. Conforme disse, o trigo, as cargas limpas (contêineres) e o turismo são as principais vocações econômicas do Porto do Mucuripe e que tendem a ser potencializadas com as obras de expansão e dragagem e construção do terminal de turismo, previsto para ser construído na Praia Mansa.


Ele lembra que o terminal de combustíveis, hoje responsável por 48% da movimentação de cargas do porto, será no médio prazo transferido para o Pecém, limpando a área para o turismo. Contrário à instalação do estaleiro no Titanzinho, Novais aponta outra área de cerca de 10 hectares, do outro lado, entre o Iate Clube e o cais, que poderia ser aproveitada para a instalação do empreendimento. "É uma área abrigada, que é subaproveitada e que poderia ser uma alternativa para a localização do estaleiro", aponta.


Fonte Matéria do jornalista Carlos Eugenio postada no Caderno Negócios do jornal Diário do Nordeste. Imagem da proposta do Projeto Orla do Titanzinho, que prevê a requalificação daquela área, conflita com a expectativa de implantação do estaleiro no local. Foto: Rodrigo Carvalho.

Nenhum comentário: